Bem-vindos

Espaço destinado aos alunos do curso técnico em química do CIMOL e todos seus colaboradores.

domingo, 13 de março de 2011

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA – 2011

 

 “Química – nossa vida, nosso futuro”

Em agosto de 2007 – em Turin – Itália, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) aprovou por unanimidade uma resolução a qual declara 2011 como o Ano Internacional da Química, seguido pela recomendação da UNESCO sobre tal ação.
Sendo a química peça fundamental para a compreensão humana sobre a natureza e todos os processos ligados a vida, pela imensidão de elementos e substâncias químicas, processos bioquímicos, físico-químicos e ambientais controlados por uma infinidade de reações, tal entendimento torna-se quase que diário para toda a humanidade.
A química está presente em todos os dias de nossas vidas, seja nos produtos industrializados que chegam as casas diariamente até mesmo no simples ato, da vovó, em fazer um chá para o netinho ao qual está com dores de barriga.
Para 2011 são planejadas algumas ações:
Ø  Potencializar o conhecimento da Química como ciência indispensável para a sustentabilidade de todos os processos vitais da atualidade.
Ø  Aumentar o interesse dos jovens pela Química.
Ø  Gerar entusiasmo para o futuro criativo da química.
Ø  Comemorar o 100º aniversário do Prêmio Nobel de Marie S. Curie e o 100º aniversário da fundação da Associação Internacional das Sociedades Químicas.
Atividades a serem desenvolvidas em 2011:
·      Oportunizar a todos os níveis de ensino, desde crianças em idade pré-escolar até estudantes universitários, demonstrações da química e seus fenômenos.
·      Organizar visitas a instalações industriais, incluindo fábricas, indústrias químicas de metais, refinadoras de petróleo, dentre outros.
·      Divulgar as contribuições da química para a economia global, através da imprensa falada, escrita e televisiva.
·      Promover concursos e exposições de cartazes, destacando o encantamento que as transformações químicas desperta no ser humano, além de ressaltar seus benefícios e utilidades.
·      Elaborar projetos com o foco na resolução de problemas, através dos quais os alunos possam utilizar-se de seus conhecimentos químicos, para resolvê-los.
·      Divulgar amplamente as incontáveis contribuições que a química tem oferecido para melhorar a qualidade de vida das pessoas ao longo da história da humanidade.
·      Organizar a realização de Feiras de carreiras profissionais ligadas à química. Convidar alunos em fase de formação acadêmica e escolha profissional, para demonstrar como seria atuar no âmbito dessas carreiras.
·      Promover a interação dos alunos com os líderes regionais da municipalidade para destacar a importância da Química na administração de uma cidade para garantia da qualidade de vida de seus habitantes.



Tiago Espinosa de Oliveira