Bem-vindos

Espaço destinado aos alunos do curso técnico em química do CIMOL e todos seus colaboradores.

domingo, 10 de abril de 2011

QUÍMICO GAÚCHO ENTRE OS 100 MAIORES DO MUNDO

O professor Dr. Jairton Dupont, 51 anos, leciona na UFRGS (Universidade Federal do Grande do Sul) foi um dos contemplatos no Programa de Apoio a Excelência PRONEX/2009-Fapergs/CNPQ atuando como pesquisador em 10 projetos na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. O químico gaúcho figura como o único brasileiro a integrar a lista dos cem maiores químicos do mundo, tendo como seu foco de pesquisa a síntese de Líquidos Iônicos.

A lista dos maiores químicos do mundo é formada por 70 pesquisadores dos EUA, 7 da alemanha, 4 do Reino Unido, 1 do Brasil e outros.

Informações sobre o químico:  
O químico Jairton Dupont é professor associado do Departamento de Química Orgânica da UFRGS desde 1992. Formou-se em química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorou-se pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, França. O pós-doutoramento foi feito no Dyson Perrins Laboratory, Universidade de Oxford, Inglaterra. Dupont desenvolve projetos de pesquisa em catálise e publicou mais de 160 artigos em periódicos internacionais.
O pesquisador tem 13 patentes e seus trabalhos publicados entre 1996 e 2006 receberam mais de 6 mil citações. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, recebeu a medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química e foi contemplado com o Humboldt Young Research Award (Alemanha). Em 2007 ganhou o prêmio Scopus da Elsevier-Capes e em 2008 a medalha do Journal of the Brazilian Chemical Society, o Prêmio Finep Inventor-Inovador e o World Intellectual Property Organization Award. 

Notícia publicada em: http://www.fapergs.rs.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário